domingo, 11 de novembro de 2007

PREMIO ASCONH DE ACESSIBILIDADE

Principais características do projeto que o fizeram ganhador da Categoria Acessível.

O projeto foi desenvolvido para uma família composta por casal e dois filhos, sujeita à presença de outros familiares, portadores de necessidades especiais.

O trabalho inicial constou de uma assessoria para a escolha do lote. A localização e a topografia deveriam favorecer a implantação do programa de necessidades proposto pelo usuário, que solicitou também um estudo de viabilidade econômica, visando o planejamento da obra. Toda parte de planejamento, orçamento e programação da obra ficaram a sob a coordenação da Engª. Civil MBA Ana Cristina Rodovalho Reis, bem como dos projetos de reuso de águas servidas, baixo consumo de energia previsto no projeto luminotécnico, além da utilização de aquecimento solar.

Inicialmente o projeto deveria atender eventuais portadores de necessidades especiais (caso fosse necessário após uma cirurgia ou devido à idade), posteriormente passou a ser estudado e concebido para atender a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida apresentando possibilidade de acessibilidade para pessoas da terceira idade. O projeto teve como objetivo assegurar a mobilidade, segurança, independência e integração dos usuários ao espaço edificado.

O projeto de arquitetura e paisagismo, com acessibilidade foram desenvolvidos em equipe, composta pelos Arquitetos e Urbanistas Roberto Cintra Campos e Simone Borges, juntamente com os estudos e o lançamento do projeto de estrutura e demais complementares pela Engª Civil Ana Cristina Rodovalho Reis. Procurou atender ao planejamento de projeto como um todo (Programa, Projetos, Planejamento e Obra). A arquitetura proposta expressou traços contemporâneos e acabamentos adequados a acessibilidade. Primeiramente o projeto estabeleceu os níveis dos ambientes, acessos de modo geral e ao piso superior realizado por escada e célula vertical. O programa de necessidades estabelecido, juntamente como os usuários, previu que o pavimento térreo teria o mínimo de paredes para estabelecer maior espaço de mobilidade. O escritório/sala íntima e o lavabo compartilhado por todos, localizado no pavimento superior, junto com as outras suítes, acessível por escada e cápsula. A convivência familiar e a acessibilidade em ambos os pavimentos foi garantida, não somente nos ambientes do térreo (suíte, cozinha, estar, área de serviço) e pavimento superior (escritório/sala íntima e lavabo) ambientes definidos pela acessibilidade, mas também nos acessos a piscina, piscina, garagem e áreas verdes de lazer.

Sustentabilidade

A utilização de recursos de sustentabilidade (reuso de água servida e aquecimento solar), foi outra questão proposta no projeto para viabilizar a edificação e sua utilização como um caminho para economia de água e energia.

Equipe de Trabalho

É importante destacar que o “projeto de uma casa” é o projeto do sonho de uma família, os projetos de arquitetura, paisagismo e engenharia devem se articular de forma orgânica e sistemática para a realização do mesmo. A coordenação da equipe, a pesquisa e a competência de cada um de seus integrantes foi, sem dúvida, o elo que tornou possível e viável a concepção deste projeto que apresentou a possibilidade de mobilidade, segurança, independência e integração para o usuário em seu espaço de morada atendendo sua acessibilidade vinculada à possibilidade de sustentabilidade e economia.

A integração da equipe foi fator preponderante para realização do projeto e a satisfação do usuário. Este tem sido o objetivo das empresas Simone Borges Arquitetura e Reis Campos Arquitetura e Engenharia S/C, desde 1997, parceiras em vários projetos de arquitetura e concursos.

Importância para a arquitetura goiana deste prêmio criado pela ASCONH


O reconhecimento de um trabalho que integra o conhecimento de variais disciplinas ligadas à construção civil, como o projeto de arquitetura e os projetos complementares de engenharia, permitindo o esclarecimento aos futuros clientes e usuários de condomínios horizontais fechados da necessidade e importância de se assessorar por profissionais habilitados, competentes e comprometidos com a contemporaneidade, as novas tecnologias e fundamentalmente com o morar bem.

Nenhum comentário: